04 - Cadastrar grupos

Criada por Jordam Mendes, Modificado em Wed, 17 May 2023 na (o) 05:26 PM por Jordam Mendes

Porque devo cadastrar grupos?

    Para garantir uma melhor organização do seu sistema SIGE, bem como do seu controle de estoque, é importante cadastrar os grupos para que no momento da adição de um produto seja selecionado a qual grupo ele pertence.


Como cadastrar?

AcessePRODUTOS > CONFIGURAÇÕES > GRUPOS

Aqui você verá uma lista dos grupos já cadastradas caso haja alguma. Para adicionar uma nova, clique no botão "Adicionar". Uma nova janela vai abrir com as opções de Nome, CST PIS/Cofins, Aliquota PIS, Alíquota Cofins, Percentual de Comissão, explicaremos cada uma a seguir.



O que são estes campos?


CST PIS/Cofins: É um código que define a forma como o PIS e o Cofins, impostos federais, serão aplicados aos produtos ou serviços. Ele indica a natureza da operação e como calcular as contribuições. Por exemplo, pode ser usado para identificar se a alíquota é padrão, diferenciada ou se a operação é isenta.


Alíquota PIS: É a porcentagem aplicada sobre o valor do produto ou serviço para calcular o PIS, um imposto federal. Varia de acordo com a atividade e a legislação, e representa a parte do valor que será destinada ao governo como contribuição.


Alíquota Cofins: Semelhante ao PIS, a alíquota Cofins é a porcentagem aplicada sobre o valor para calcular a Cofins, outro imposto federal. Também varia de acordo com a atividade e a legislação, representando a parte do valor destinada ao governo.


Percentual de Comissão: É a porcentagem que define a remuneração do vendedor ou representante comercial pelas vendas realizadas. Esse valor é calculado sobre o total das vendas do grupo cadastrado, sendo uma forma de recompensar o trabalho do profissional.


Exemplo: Dentre várias categorias você têm por "Mercearia" a "Padaria", porém elas são relacionadas, portanto você deve colocar os produtos deles em um só grupo como por exemplo "Alimentos".


Obs.: Este processo deve ser realizado segundo o que fizer sentido fiscal e para o seu estabelecimento. Consulte seu contador para maiores informações.





Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo